Como me proteger ou como conseguir meu dinheiro de volta??? Leia até o final e saiba o passo a passo do que fazer caso tenha caído nesse golpe.
Atenção consumidores! Fiquem atentos à fraude da falsa central de atendimento que vem se tornando cada vez mais comum.
Nessa modalidade de golpe, criminosos se passam por representantes de bancos e instituições financeiras para enganar os clientes e obter informações pessoais e financeiras.
Muitas vezes, esses golpistas ligam para os clientes se passando por atendentes das centrais de atendimento legítimas das instituições financeiras, solicitando dados pessoais e financeiros, como senhas e números de cartões de crédito, sob a alegação de que há alguma irregularidade em suas contas. Essa prática é ilegal e configura crime de estelionato.
As instituições financeiras, por sua vez, têm a responsabilidade de orientar seus clientes a respeito dessas fraudes e tomar medidas para garantir a segurança de seus dados.
Caso você receba alguma ligação suspeita, não forneça suas informações pessoais e financeiras. Verifique se a ligação é realmente da central de atendimento do seu banco, ligando para o número oficial da instituição financeira.
É importante que as instituições financeiras também adotem medidas preventivas, como o envio de mensagens de alerta aos clientes sobre essas práticas fraudulentas e o investimento em tecnologias de segurança para proteger os dados dos clientes.
Proteja-se contra as fraudes da falsa central de atendimento e exija que as instituições financeiras cumpram sua responsabilidade em garantir a segurança e privacidade dos seus dados pessoais e financeiros.
MAS, E SE VOCÊ JÁ CAIU NESSE GOLPE? O QUE FAZER PARA RECUPERAR SEU DINHEIRO?
Assim que identificar que foi vítima do golpe:
Faça um boletim de ocorrência narrando todos os fatos;
Com o boletim de ocorrência em mãos, ligue para o seu banco e notifique o ocorrido solicitando que o banco realize todas as medidas de segurança cabíveis para que cessem os prejuízos e a dívida feita pelo golpista seja estornada ou cancelada.
Caso o banco se negue a cancelar eventuais dívidas feitas pelos golpistas, ou se negue a tomar as devidas providências, entre em contato com seu advogado para acionar a justiça!
Em casos como este, os bancos deverão ser responsabilizados se tiverem faltado com o dever de informação e segurança, portanto, esteja atento aos seus direitos como cliente, e não deixe de exercê-los, contando sempre com profissionais especializados.
Dra. Ramona Gonçalves Bermudes
Advogada de Direito do Consumidor
OAB/ES 27.986
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